terça-feira, janeiro 01, 2019

As oito metas de 2018

Há mais ou menos doze meses eu marquei na primeira página da minha agenda oito metas simples, pensadas para o ano que viria. Nunca tinha feito isso, e em pouco tempo criei objetivos próximos do possível para mim – não queria malabarismos, queria coisas para o meu bem. 2017 havia sido o primeiro ano em que eu assumi o compromisso de tratar a minha depressão seriamente, com terapia, remédios e exercícios, e a partir dessa decisão várias coisas boas puderam surgir. Houve momentos em que eu quebrei a cabeça para pensar um rumo mais interessante para o meu futuro - o que eu era incapaz de fazer até então - e era a hora de colocar isso no papel para o ano seguinte. Ao final desse período, revisito essas metas, elencadas como na minha agenda, em nenhuma ordem especial:

1) Concluir o curso de Relações Internacionais (3 matérias + TCC): minha história com essa graduação se arrastava desde o início de 2013 e eu estava cada vez mais infeliz com o curso. Nada parecia dar certo e cada resultado negativo que eu acumulava era mais um estímulo para eu desistir de vez. Até o meio de 2017, quando eu botei na minha cabeça que me formar em RI era indispensável para a minha próxima meta, eu não tinha nenhuma ideia de quando ou como poderia me graduar. Faltava tão pouco, eu estava quase na praia, mas não tinha vontade de nadar. Em 2018 me esforcei loucamente, passei nas três únicas matérias que faltavam (entre elas Cálculo e Estatística, que me apavoravam desde o primeiro ano) e entreguei meu trabalho de conclusão de curso (no forno desde 2015). A colação de grau, algo que eu nem sonhava, será em março.

2) Voltar a estudar Jornalismo: seguir somente com RI era algo que me deixava muito insatisfeita porque eu não sentia naquilo uma paixão. É um campo que eu aprendi a amar e respeitar, mas não me bastava. Sentia a falta de um complemento para o que eu aprendia, um modo de colocar em prática tudo que eu estudava. Decidi correr atrás do ano de Jornalismo que eu já tinha feito lá longe, em 2013, e trancado por não aguentar fazer duas graduações ao mesmo tempo. Com mais planejamento e determinação, prestei o vestibular para reaver a minha vaga e me matriculei no segundo ano da graduação. Terminei os dois semestres sem grandes loucuras nem arrancar os cabelos, muito mais tranquila com a escolha que fiz.

3) Melhorar a minha alimentação: eu precisava não de uma reeducação alimentar, mas de uma educação desde o nível mais básico – eu não comia quase nada. Sem a ajuda de uma nutricionista, muito dificilmente teria alcançado alguma melhora sozinha. Aprendi novos sabores, texturas e pratos, e isso extrapolou o que eu esperava. Infelizmente, com a lesão que tive em abril, da qual falo mais na próxima meta, perdi o tesão em me alimentar de maneira melhor e mais regrada por um tempo. O lado bom é que essa semente já foi plantada em mim, e sem dúvidas quero voltar a ter esse empenho.

4) Fazer exercícios físicos regularmente: até abril estava tudo uma maravilha. Eu corria que era uma beleza, tinha pique, ânimo e bons resultados. Quando me machuquei, entrei em parafuso e fiquei em pânico com a possibilidade de ter ferrado de vez meu tornozelo – de novo, de novo e de novo. Cada mínima pontada de dor me deixava mais para baixo e eu escolhi o sedentarismo por medo e comodidade. Demorei para marcar a fisioterapia, e muito mais para readquirir confiança em mim – e no meu pé, meio fraquinho, mas ainda o meu pé.

5) Continuar com os remédios e a terapia: não são baratos ou fáceis. Não é só engolir toda noite um comprimido que aparece magicamente na minha gaveta ou chegar em tempo para uma sessão de uma hora toda semana. Quando percebi que comecei a melhorar substancialmente com essas duas coisas, levantei uma resistência na minha cabeça. Um medo da dependência, não queria admitir que isso funcionasse. Consegui grandes progressos e, por mais que às vezes bata uma dúvida ou outra, não pretendo parar.

6) Voltar a estudar alguma língua estrangeira: essa foi uma promessa bastante otimista. Não sabia que eu realmente não teria como me dedicar a nada além das faculdades e do TCC esse ano. Tudo bem, não desisti, apenas adiei essa meta.

7) Arranjar um bom estágio no segundo semestre: novamente, eu achava que teria mais tempo e que não teria problema em acumular várias tarefas. Até fui chamada para uma vaga muito legal no fim do primeiro semestre, mas tive que recusar - depois vi que foi bom não ter aceitado.  Quando escrevi essa meta, não imaginava que no último mês do ano conseguiria a vaga de estágio dos meus sonhos para o ano seguinte. De forma inesperada, consegui cumprir com o que eu tinha planejado.

8) Ler 30 livros em 12 meses: há alguns anos eu já não lia como antes. Primeiro pensei em dois livros por mês, nada de outro mundo para os meus hábitos passados. Aumentei a contagem em seis para arredondar o número final. Infelizmente empaquei em vários livros chatos (comecei, desisti, abandonei) e tive muitas coisas para ler em ambas as faculdades. Terminei o ano com 17 livros lidos, e pela primeira vez anotei o nome de todos.

Outras coisas interessantes (para mim, pelo menos) que eu consegui em 2018: cortei meu cabelo bem curto e aprendi a fazer minhas próprias unhas. São coisas que parecem simples, mas que impactaram muito a minha imagem e autonomia nesse ano.

Para o próximo ano, já pensei nas minhas metas, e vou escrevê-las na minha agenda assim que postar esse texto. Mantive três das que fiz para o ano passado, pensei em três bastante desafiadoras (mexem com medos e incertezas) e coloquei também duas relativamente bem bobinhas, para ter a certeza de segui-las. Mal posso acreditar que esse ano vai começar, e não tenho ideia do que vou encontrar no caminho. Quero olhar de longe com um pensamento otimista, tão diferente do meu mau humor de sempre, para que eu não me deixe cair de novo, sem forças para levantar, no poço sem fundo que eu já conheci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço abaixo: Pra quem leu o post e tem qualquer coisa a dizer. Deixe também o email ou site.