A lupa tem quase 15 centímetros em seu comprimento – 2 terços
são a lente grossa, 1 terço é o cabo de madeira pintado de preto. Tem umas
letras pequenas escritas na borda inferior do vidro, algo tão minúsculo que eu
precisaria de uma outra lente para enxergar com propriedade. Na ponta do cabo,
um protetor de borracha ou plástico, não sei bem de que material, eu insisto em
cutucar com a unha quando não tenho inspiração pronta.
Em dias de bagunça no trabalho, a lupa some num cenário
amplo que não representa apenas o jornalismo, mas também outros pedaços da
minha vida desfocada; vira detalhe pequeno do meu tesão em ver as coisas com mais
clareza, procurar sempre, até encontrar o ponto que faltava. Às vezes é difícil
de achá-la na confusão de bolsa de ponta cabeça, caixa de lenço de papel, escova
de dente e uma cartela de remédio quase acabando. Quando preciso de ordem, junto
os papéis que eu li e enchi de marcadores coloridos e os arrumo nem muito na
ponta, nem muito no centro da mesa. Deposito a lupa pesada no centro exato da
primeira folha.
Ela não é muito prática, admito; é desajeitada de segurar,
desproporcional entre a finalidade do peso do vidro e o final amadeirado. Os documentos
de letras miúdas que lhe dariam algum trabalho são escassos, sempre posso
crescer a tela do computador. Sem a firmeza de uma mão que sabe que ali no
cantinho do papel, milimetricamente posicionado, há algo a ser visto, ela tomba
entre os dedos e cai em cima do pé. O vidro sobrevive, mas os dedos amassados
doem.
A lupa fica em cima da minha mesa como uma mensagem, não como
um objeto para o meu dia-a-dia. Quando encaixo a lente num olho aberto e fecho
o outro, fazendo careta para meus colegas, ela serve para que os outros me
olhem desproporcional à coisa pequena que eu sou, parte da engrenagem da
escrita muito maior – e para que eu enxergue os outros, tão grandes, e aumente
os seus detalhes, menores circunstâncias, no esforço de entender todo o mundo à
minha volta.
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